Publicidade

Polícia Civil deflagra operação “Psicultrópicos, cumpre mandado de busca e apreensão e prende quatro por tráfico de drogas

Publicado por Keila FloresA Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fro...

19/02/2025 às 15h58
Por: Redação Fonte: Polícia Civil - MS
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS

Publicado por Keila Flores

A Polícia Civil do Estado do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira – DEFRON, com o apoio do GOE de São Paulo e da DEIC do DEINTER 3, deflagrou nesta quarta-feira (19) a Operação “Psicultrópicos”, cumprindo três mandados de busca e apreensão e efetuando a prisão preventiva de quatro indivíduos nos municípios de Dourados-MS e Batatais-SP.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS

A investigação, que durou mais de seis meses, teve início com o desmantelamento de um entreposto de drogas em Dourados-MS no ano passado. Na ocasião, os policiais localizaram 277 kg de maconha escondidos em um barracão, junto a diversos sacos de ração para peixes, além de materiais usados para embalar e disfarçar os entorpecentes, como plástico filme e graxa — esta última utilizada para dificultar a detecção por cães farejadores.

No decorrer das investigações, outro importante desdobramento ocorreu no âmbito da Operação “Protetor”, resultando na apreensão de mais de 3.280 kg de maconha em Dourados/MS. Durante a ação, que também foi realizada em 2024, policiais da DEFRON interceptaram um caminhão que transportaria a droga dissimulada sob uma carga de ração.

Os agentes localizaram o caminhão no interior de um barracão, preparado para transportar a droga, consolidando as evidências contra o grupo. A operação culminou na prisão de cinco indivíduos envolvidos diretamente no transporte e logística do entorpecente, entre eles o motorista do caminhão e seus batedores, que foram localizados com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Esses eventos foram fundamentais para consolidar as provas que permitiram o avanço das investigações e a deflagração da Operação “Psicultrópicos”. Durante a operação realizada hoje, as equipes da DEFRON, com o apoio da DEIC do DEINTER 3, que também cumpriu parte dos mandados de busca, realizaram diligências em três endereços vinculados à quadrilha e apreenderam cinco aparelhos celulares, que serão de extrema importância para aprofundar as investigações, além de dois veículos supostamente utilizados no transporte das cargas ilícitas.

O nome “Psicultrópicos” é derivado da fusão das palavras “piscicultura” e “psicotrópicos”, refletindo a estratégia criminosa de ocultar drogas em cargas de ração para criação de peixes, facilitando o envio dos entorpecentes para outros estados sem levantar suspeitas.

Serviço –A DEFRON reitera seu compromisso com o combate ao tráfico de drogas e outros crimes transfronteiriços e mantém seu canal de denúncias disponível 24 horas, garantindo absoluto sigilo ao denunciante pelo telefone (67) 99633-7982.

 

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS