Quando se fala em criação de novos postos de trabalho em Bataguassu, não se pode deixar de destacar a vinda da empresa agroindustrial Aliança Agrícola do Cerrado ligada ao grupo Sodrugestvo ao município, que desde 2021, têm sido responsável pela geração de cerca de 800 empregos entre diretos e indiretos.
Através da articulação da gestão Akira Otsubo, os investidores estiveram em negociação na época com a empresa Socind (antiga Soceppar) para arrendar a fábrica de esmagamento de soja, que estava com suas atividades paralisadas há 12 anos.
Com a viabilidade do negócio e capitaneados pela influência política do prefeito Akira Otsubo, que mesmo em partido oposto ao Governo Estadual acompanhou de perto as tratativas no que se refere a concessão de incentivos fiscais e outras demandas como a capacidade energética, tudo para que a empresa investisse em Bataguassu, oportunizando vagas de emprego e diversificando a produção local.
De lá pra cá, o grupo Sodrugestvo, que tem como atividade principal a exportação de grãos e o esmagamento de soja, já investiu mais de R$ 45 milhões desde sua instalação na cidade. A produção é de 408 mil toneladas de produtos transformados do esmague de soja como farelo, óleo e casca.
A empresa já trabalha na expansão do ativo, com um investimento de mais de R$ 80 milhões para o aumento da atual capacidade estática e um projeto de bioenergia sustentável via energia renovável. O investimento contempla ainda a instalação da ATAC, transportadora da Aliança, implementando um pátio de triagem com serviços diversos de assistência aos caminhoneiros, com início previsto para junho de 2025.
Nesse processo, a Prefeitura realizou a cedência de uma área de pouco mais de 9 hectares localizada aos fundos da sede atual da empresa para o projeto de expansão da planta.
"Nosso objetivo é gerar empregos para a população de Bataguassu. A parceria com o grupo Sodrugestvo contribuiu para a criação de novos postos de trabalho, trazendo desenvolvimento de Bataguassu e com a ampliação da empresa, essa expansão será ainda maior. Nossa cidade possui uma logística favorável, um potencial muito grande e estamos trabalhando para atrair ainda mais investidores e consequentemente gerar ainda mais empregos à população”, destacou o prefeito.
Capacitação
Além do apoio oferecido com a concessão de áreas, que só na gestão Akira beneficiaram um total de 26 empresas, a Prefeitura investe em capacitação para trabalhadores e empreendedores.
Com o apoio do Sebrae-MS, por meio do Programa Cidade Empreendedora e a parceria de empresas como a Suzano e a MS Florestal, cursos nas mais diversas áreas preparam para o mercado de trabalho quem está em busca de qualificação.
Na área da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Casa do Trabalhador oferece suporte ao cidadão, com serviços de intermediação de mão de obra e solicitação do seguro-desemprego.
Para atender as empresas, o mesmo órgão [Casa do Trabalhador] possui uma central que cadastra vagas de emprego e auxilia os empregadores a encontrar o trabalhador que procura.
Além disso, a Sala do Empreendedor vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Urbano e Rural dá suporte a microempresários e microempreendedores individuais com a realização de serviços de abertura de empresa (MEI), emissão de boleto (simples Nacional), emissão de nota fiscal, orientação sobre alvará de funcionamento, emissão de cartão CNPJ, consulta de situação da empresa (MEI), parcelamento de dívidas, alteração cadastral, declaração anual de faturamento, baixa da empresa (MEI), orientação sobre acesso ao crédito entre outros.
A Sala fica localizada na rua Rio Brilhante, 405, Centro, próximo à praça Manoel Cecílio de Lima popular praça da Roda.