Parceria entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), comenda alusiva à comunidade nordestina no Estado, campanha de donativos para ajudar o Rio Grande do Sul, preservação ambiental das obras do estacionamento vertical e refeitório da Casa de Leis, palestra para mulheres pré-candidatas, livro sobre o Grupo Acaba e seus 52 anos, Parque Estadual do Prosa, e Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) e muito rock and roll com banda Hellora você confere na edição do programa Fazendo Arte, que entra na grade da TV Assembleia nesta quinta-feira 26, às 14h.
No começo de julho, a ALEMS recebeu a visita de dirigentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que se reuniram com os deputados integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, no sentido de estreitar a parceria entre as duas instituições. O Instituto atende cerca de 14 mil estudantes de ensino médio e superior em 10 campi distribuídos no Estado, com previsão de expansão para mais duas cidades do interior, que são Paranaíba e Amambai.
Migrantes nordestinos e seus descendentes são homenageados desde 2017 pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul com a comenda ‘Asa Branca’, alusiva ao Dia Estadual da Comunidade Nordestina, celebrado em 13 de junho. A honraria, criada por proposição do deputado Paulo Corrêa (PSDB), e do ex-deputado Amarildo Cruz, falecido em 2023, enaltece essa comunidade que cultua costumes, tradições e histórias por meio de sua arte e cultura, principalmente ligadas às festas juninas. A deputada Gleice Jane (PT) também participou do evento como coautora.
A arte de fazer o bem a quem precisa é muito importante e pensando na população gaúcha, que ainda sofre com a tragédia provocada pelas chuvas de abril e agora enfrentam período de reconstrução, a ALEMS, por meio da Escola do Legislativo, realizou campanha para arrecadar donativos para mandar para lá.
Sustentabilidade, empoderamento, livro, natureza
A sustentabilidade é uma das bandeiras da ALEMS e por conta disso, a preservação ambiental é a marca das obras do estacionamento vertical e refeitório, que estão sendo construídos. É a Casa de Leis preservando o verde, a fauna e a flora locais em matéria que você confere na atração.
Já a Comissão Permanente de Direitos das Mulheres e Combate à Violência Doméstica, presidida pela deputada Mara Caseiro (PSDB), realizou em julho uma tarde de palestras na ALEMS a respeito dos direitos das mulheres pré-candidatas nas eleições deste ano. O evento contou com a participação da ministra das mulheres, Cida Gonçalves, que falou a respeito da ‘mulher, poder, participação política e violência política de gênero’.
Nesta edição do Fazendo Arte há também uma entrevista que o jornalista João Humberto fez com Rodrigo Teixeira a respeito de seu livro ‘Grupo Acaba – A história dos canta-dores do pantanal’. A publicação que festeja os 52 anos desse grupo que revela o encantado mundo pantaneiro de Mato Grosso do Sul, foi lançada em 2 de agosto no Instituto Histórico e Geográfico do Estado (IHGMS).
O Parque Estadual do Prosa é uma unidade de conservação estadual de proteção integral, que funciona desde 1981 na região do Parque dos Poderes. O bioma do Cerrado predomina o local em que também podem ser encontradas espécies regionais da fauna e da flora. Lá também está localizado o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).
E para encerrar o Fazendo Arte, a banda Hellora, formada em setembro de 2022 em Campo Grande, com Ellora Tuanne no vocal, Maurício Kemp na guitarra, Marcelo Corrêa no baixo e Jonathan Gonçalves na bateria, se apresenta no estúdio da TV ALEMS. Se você é fã de heavy metal e hard rock, não perca!
Fazendo Arte
Para valorizar o universo cultural regional, o programa ‘Fazendo Arte’ mostra produções sobre artistas e movimentos que enriquecem a cultura sul-mato-grossense. Produzido e apresentado pelo jornalista João Humberto, o programa pode ser assistido na TV ALEMS pelo canal 7.2 nas segundas às 18h30, quartas às 17h15, quintas às 14h, sábados às 7h30 e domingos às 12h45. Também pode ser visto na playlist da atração no YouTube da Casa de Leis.