Os portadores de diabetes podem receber medidores contínuos de glicemia em Mato Grosso do Sul. O pedido para que o Governo do Estado promova a distribuição gratuita foi apresentado pelo deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, durante a sessão desta quarta-feira (28).
Conforme a indicação do parlamentar, a distribuição gratuita do medidor aos portadores de diabetes tipo 1 pretende ampliar a cobertura do Estado em relação ao cuidado com a saúde da população, principalmente os mais jovens. "O medidor de glicose, ao contrário dos métodos convencionais que oferecem apenas leituras pontuais, é um dispositivo que fornece informações detalhadas sobre as tendências atuais e futuras dos níveis de glicose do usuário", explica Zé Teixeira.
O pedido encaminhado ao governador Eduardo Riedel destaca que a tecnologia é especialmente importante para crianças e adolescentes com diabetes tipo 1, uma condição crônica que requer controle rigoroso da glicose para prevenir complicações graves a longo prazo, como danos aos órgãos e problemas circulatórios. Ainda de acordo com a solicitação de Zé Teixeira, o aparelho é o único no mercado capaz de proporcionar aos pais o acompanhamento à distância, prevenindo hipoglicemias severas.
O aparelho de medição contínua da glicose funciona geralmente por meio de um pequeno sensor que é colocado por debaixo da pele, geralmente na barriga ou no braço. "A distribuição gratuita de medidor contínuo de glicemia aos portadores de diabetes tipo 1, em nosso Estado, deve ser incentivada e merece prosperar, haja vista que pode ser implementada tranquilamente pela Secretária de Estado de Saúde", conclui Zé Teixeira.