As floradas dos ipês atraem as aves e as árvores se tornam abrigos dos pássaros. Na malha urbana de várias cidades do interior do Estado encontramos uma riqueza de espécies da fauna. Por isso, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) incluiu no Calendário Oficial de Eventos o Dia Estadual de Observação de Aves, a ser comemorado no dia 28 de abril.
A Lei 6.292 de 2024 , de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), sancionada e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (22), também cria a declaração de Cidade Protetora das Aves, que deverá ser proposta pela ALEMS, por meio de Projeto de Lei, por solicitação das Câmaras Municipais.
Os requerimentos dos vereadores deverão ter a motivação e a comprovação das ações municipais voltadas à proteção e ao incentivo do turismo de observação das aves.
“Em Mato Grosso do Sul, graças aos biomas Pantaneiro e Cerrado, é possível encontrar uma variedade de pássaros capaz de atrair pessoas do mundo inteiro que apreciam a atividade. Em 2023, ocorreu em Bonito, o 1º Encontro Internacional de Observação de Aves, que trouxe ao nosso Estado observadores de várias partes do país e da América do Sul”, destacou Kemp.