Acesso aos dados, por meio de filtros, gráficos e tabelas, pode ser feito através do site da CGE-MS.
Para garantir acessibilidade no acompanhamento do Plano Plurianual 2024-2027, a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul (CGE-MS), através do Centro de Informações Estratégicas (CIE), disponibiliza em seu site acesso aos filtros, gráficos e tabelas gerados por meio doQlik Sense -softwareque possibilita a conexão e combinação dos dados com visualização dos resultados em tempo real, o que viabiliza a exploração livre e não linear dos índices apresentados.
De acordo com a chefe do CIE, Ana Luiza Gonçalves, uma das vantagens é que não há necessidade de recarregar os dados sempre que for preciso fazer uma análise ou coletar uma informação, já que todas podem ser examinadas de maneira intuitiva e simples a partir de uma leitura rápida e dinâmica - uma vez que oQlik Senseapresenta os dados através de ferramenta visual conhecida comodashboardinterativo, que exibe resultados de maneira consolidada.
Ela explica, ainda, que os dados disponíveis noQlik Sensesobre o PPA de Mato Grosso do Sul são extraídos do Sistema de Planejamento e Finanças (SPF), que contém informações acerca da execução orçamentária e financeira, conforme disposto na Lei Orçamentária Anual (LOA) - instrumento legal que detalha as receitas e fixa os gastos e despesas do governo para o ano seguinte.
Isso é possível porque osoftwarecomputa e processa os dados por meio de uma combinação de carga e transformação, armazenamento em memória, indexação, processamento associativo e visualização dinâmica, o que permite que os usuários interajam com as informações de forma eficiente. “O processo consiste em três fases: extração, através da coleta dos dados do SPF; transformação, momento em que é realizado o processamento e organização desses dados para análise; e integração, que é a consolidação dos dados para uma visão completa”, detalhou Gonçalves.
Para preparar os dados para análise e visualização noQlik Sense, o CIE segue um processo estruturado. “As principais etapas são a definição do objetivo e requisito de dados; identificação das bases, coleta e importação; preparação, por meio de limpeza, transformações e modelagem; e desenvolvimento doscripte testes de validação. Após validar os dados e garantir sua integridade, disponibilizamos a tabela para que a equipe da Assessoria de Tecnologia da Informação (ASTI) carregue-os nosoftware”, explicou.
A chefe do CIE destaca, ainda, que seguir essas etapas ajuda a garantir que os dados disponíveis nosoftwaresejam precisos, relevantes e prontos para proporcionarinsightsvaliosos para avaliação e tomada de decisões. “É uma ferramenta poderosa de análise e visualização de dados, destacando-se pela flexibilidade e interatividade oferecidas. Avaliar o formato da disposição das informações no Qlik Sense envolve considerar vários aspectos, como interface, modelagens e resposta imediata”, concluiu.
Para o desenvolvimento das ações públicas relativas ao Mato Grosso do Sul, a cada quatro anos o Poder Executivo Estadual desenvolve o PPA. No documento, que é aprovado pela Assembleia Legislativa, além de estar exposta a visão estratégica da gestão, estão definidas diretrizes, objetivos e metas que são observadas ao longo do período.
O Plano é um instrumento previsto na Constituição Federal do Brasil de 1988 e deve fazer parte do planejamento dos Estados e demais entes federados. A participação da sociedade também é fator presente na elaboração do PPA, que prioriza o investimento de recursos em áreas como assistência social, educação, saúde e segurança pública.
Thaiane Firmino, Comunicação CGE-MS
Imagem: Qlik Sense