Os testes são gratuitos e serão realizados em Bataguassu na sede da Secretaria (Avenida Porto XV de Novembro, 775), das 8 às 12 horas (horário de Brasília).
Para os moradores do Distrito de Nova Porto XV, os testes para os cães serão ofertados no período da tarde, das 14 às 16h30 (horário de Brasília), na Estratégia da Saúde da Família (ESF) “Emiko Resende”.
A ação é de rotina e visa controlar a doença no município.
O secretário municipal de Saúde, Helder Augusto Lopes Pereira Lousa Júnior explica que os testes rápidos de leishmaniose são feitos mediante a coleta de amostras de sangue dos cães. Se positivo, um novo teste é realizado no animal para a confirmação do diagnóstico.
Júnior orienta que para a prevenção do mosquito palha, vetor da leishmaniose, é importante que a população mantenha os quintais livres de matéria orgânica como folhas, fezes de animais, restos de comida, já que é nesse material acumulado que as fêmeas do inseto põem seus ovos e geram uma grande quantidade de novos mosquitos que irão transmitir a doença para pessoas e cães.
É indicado ainda que seja realizada a poda de árvores regularmente mantendo o ambiente com luminosidade.
SERVIÇO
Testes de leishmaniose canina
Data: 04/07, terça-feira
Bataguassu - Secretaria Municipal de Saúde, das 8 às 12 horas (horário de Brasília);
Distrito de Nova Porto XV - Estratégia da Saúde da Família (ESF) “Emiko Resende”, das 14 às 16h30 (horário de Brasília).
Fonte: Assecom Prefeitura Municipal de Bataguassu